Morreu um dos primeiros "pais" dos jogos vídeo

Hiroshi Yamauchi, antigo patrão da Nintendo e um dos pais dos jogos vídeo, morreu hoje, aos 85 anos, vítima de pneumonia. Yamauchi dirigiu a empresa entre 1949 e 2002, transformando-a num dos maiores gigantes de jogos de consola.
Publicado a
Atualizado a

Hiroshi Yamauchi herdou a empresa em 1949, quando tinha apenas 22 anos e esta estava concentrada na produção de jogos de cartas. Mas é na transição dos anos 70 para a década de 80 que o seu espírito visionário e inovador se vai afirmar, ao transformar a Nintendo num dos pioneiros do nascente setor dos jogos vídeo.

Em 1983, é comercializada pela Nintendo a primeira consola de jogos familiar, o Nintendo Family Computer, conhecido como Famicom.

Vão seguir-se os Game Boy, a partir de 1989, e outras consolas, além de milhares de jogos, como a série Mario, os Pokemon ou Zelda, e outros.

Mais recentemente, a última inovação da Nintendo foi a consola Wii.

Yamauchi era considerado um visionário inspirado no Japão, encontrando-se entre as pessoas mais ricas do país. Entre as decisões na origem do sucesso da Nintendo, é apontada a contratação de Shigeru Miyamoto, que concebeu a série Mário, The Legend of Zelda, Pikmin e Donkey Kong. Miyamoto foi também o criador do primeiro título da Nintendo para máquinas de jogos, Sheriff.

Nascido em Kyoto, Yamauchi teve de deixar a Universidade Waseda, de Tóquio, para dirigir a empresa, que fora fundada pela sua família em 1889. Era também conhecido pela sua informalidade, uma qualidade raramente cultivada nos meios empresariais nipónicos.

Tornou-se conselheiro especial da empresa em 2004, um momento em que a Nintendo vivia uma situação menos positiva devido a transformações sucedidas no mercado de jogos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt